Blog Coletivo

Blog coletivo - Para colaborar com este blog, veja a página "Como participar".

Amigo seguidor, faça parte da lista "Amigos Lado a Lado nesta Terra". Veja como em "Como participar".

Pesquisas - Nossa primeira pesquisa é sobre o Pau-Brasil. Veja na página Pesquisas e caminhe de mãos dadas com a Terra.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Identificando Pássaros

Muitas vezes vemos pássaros e outros pequenos animais e não sabemos identificá-los. E como gostaríamos de saber seus nomes! Mas, como não somos biólogos e muito menos ornitólogos, ficamos sem saber como nomear essa ou aquela ave... Eu, pessoalmente, gosto de fotografar tudo de belo que a Natureza coloca ao nosso lado. Mas, infelizmente, pouco sei sobre a espécie e a família, por exemplo, dos pássaros que fotografo. E os nomes populares, variam de região para região? Vamos aprender juntos? Começamos hoje, neste blog coletivo, uma pesquisa permanente sobre identificação de pássaros e aves*. Envie a foto da ave que você gostaria de identificar para que algum amigo possa lhe ajudar! E, se você souber o nome de algum que aparecerá por aqui, deixe seu comentário, amigo/amiga! Amigos especializados no assunto - biólogos e, principalmente, ornitólogos..., por favor, deem uma mãozinha a este espaço de aprendizes!

Então, vamos começar? Veja as fotos e tente identificar os pequenos alados. Para facilitar, há números para cada fato.

1a-

1b-

2a-

2b-

3-

4a-

4b-


Agora é a sua vez!!! Envie seus comentários, sugestões e/ou fotos de outros pássaros ou aves, combinado?

-----------

*Saiba a diferença entre pássaros e aves no post  Via Natureza 19: De Onde Veio Essa Pombinha? , publicado em agosto do ano passado, em nosso blog Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades.

---------------------------

3 comentários:

JAIRCLOPES disse...

Luiza,
O primeiro é fácil, trata-se de um canário-da-terra, (Sicalis flaveola)segundo a Wikipedia. Também dá para notar que é uma fêmea, pois os machos costumam ser mais amarelos, (sem chauvinismo!)
O segundo é uma Tesourinha, espécie de andorinha que tem o rabo em forma de tesoura. Também conhecida como tesoura, tesoureira e tesourinha-do-campo, a tesourinha é um ave passeriforme da família Tyranninae.
O terceiro, salvo melhor juízo, é o nosso conhecidíssimo Bem-te-vi. Ave passeriforme da família dos tiranídeos de nome científico Pitangus sulphuratus.

Luísa Nogueira disse...

Bom dia Jair!
Agora sim, estou muito feliz! Vou saber os nomes de meus pequenos... Tenho muitas fotos de pássaros, e aves de um modo geral, que fotografo mas não sei identificá-los. Vou, pouco a pouco, colocando aqui...
Obrigada, amigo!

JAIRCLOPES disse...

Luiza,
Devo esclarecer que não sou nenhum "expert" em pássaros. Sou do interior do Paraná e passei minha infância em meio a grande número desse animais notáveis, razão pela qual posso identificar os mais comuns. Infelizmente a incúria humana está fazendo que, cada vez menos, possamos apreciar essas obras primas da natureza. Abraços, e continue a fotografá-los tão bem, talvez só assim nossos netos possam conhecê-los e saber como viviam quando ainda existiam livres.

Related Posts with Thumbnails