Blog Coletivo

Blog coletivo - Para colaborar com este blog, veja a página "Como participar".

Amigo seguidor, faça parte da lista "Amigos Lado a Lado nesta Terra". Veja como em "Como participar".

Pesquisas - Nossa primeira pesquisa é sobre o Pau-Brasil. Veja na página Pesquisas e caminhe de mãos dadas com a Terra.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Conceito de Agroecologia

Na agroecologia, o solo pertence à Mãe Terra
que precisamos tratar com carinho para obter
— a longo prazo —
o alimento saudável indispensável para viver.
Para a agroecologia, a terra não representa apenas
um meio de produção, calculando exatamente
quanto adubo químico vamos misturar ao solo
afim de obter o rendimento máximo.


O conceito de agroecologia quer sistematizar todos os esforços em produzir um modelo tecnológico abrangente, que seja socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável; um modelo que seja o embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza, onde se proteje a vida toda e toda a vida, estabelecendo uma ética ecológica que implica no abandono de uma moral utilitarista e individualista e que postula a aceitação do princípio do destino universal dos bens da criação e a promoção da justiça e da solidariedade como valores indispensáveis. A rigor, pode-se dizer que agroecologia é a base científico-tecnológica para uma agricultura sustentável.

O modelo de agricultura sustentável são os conhecimentos empíricos dos agricultores, acumulados através de muitas gerações, ao conhecimento científico atual para que, em conjunto, técnicos e agricultores possam fazer uma agricultura com padrões ecológicos (respeito à natureza), econômicos (eficiência produtiva), sociais (eficiência distributiva) e com sustentabilidade a longo prazo.

Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra.

O conceito de agroecologia e agricultura sustentável consolidou-se na Eco 92, quando foram lançadas as bases para um desenvolvimento sustentável no planeta. Nos dias de hoje, o termo é entendido como um conjunto de princípios e técnicas que visam reduzir a dependência de energia externa e o impacto ambiental da atividade agrícola, produzindo alimentos mais saudáveis e valorizando o homem do campo, sua família, seu trabalho e sua cultura.

A Agroecologia também é definida como a produção, cultivo de alimentos de forma natural, sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos solúveis.

A produção agroecológica ou orgânica cresce no mundo todo a passo acelerado a uma taxa de 20 a 30% ao ano. Estima-se que o comércio mundial movimenta atualmente cerca de 20 bilhões de dólares, despontando a Europa, Estados Unidos e Japão como maiores produtores e consumidores.

A Agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como a: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, etc.

Os sistemas agroecológicos têm demonstrado que é possível produzir propiciando a possibilidade natural de renovação do solo, facilita a reciclagem de nutrientes do solo, utiliza racionalmente os recursos naturais e mantém a biodiversidade, que é importantíssima para a formação do solo.
Fontes: www.amda.org.br/interna_acoes_agroecologia.asp www.epagri.rct-sc.br/agroecologia/agroecologia_sc.html www.aultimaarcadenoe.com.br/agroecologia.htm diocese.pelotas.tche.br/agroecol.htm

Uma lenta (r)evolução
O pequeno agricultor, pratica a agroecologia mesmo sem conhecer a definição, tem na mesa da família, alimentos saudáveis, produzidos por ele mesmo e pela comunidade; porém a grande maioria faz assim, por não ter a opção de adquirir os caros insumos e pelo díficil acesso a uma assistência técnica adequada. Isto porque estão todos contaminados pela mídia da indústria do agroveneno.

Mesmo que lentamente, os pequenos agricultores, estão percebendo a grande farsa ambiental, e os perigos que os alimentos produzidos pela agricultura industrial trazem para a saude humana. Então cada vez mais, procuram resgatar, conhecer e revitalizar as técnicas antigas de produção, assim como aprendem a fazer o uso de técnicas cientificas e tecnológicas, que permitam manter a diversidade ambiental.

Aos poucos, o agricultor familiar esta entendendo que é capaz de produzir para o seu sustento, para a troca e para a venda. Sistemas de consorciação e rotação de culturas, aliados a procura e conhecimento das cultivares que melhor se desenvolvem regionalmente, aumentam a estima do agricultor pelo próprio lugar, evita a saída para os aglomerados urbanos, além de abastecer os mercados com produtos livres de venenos.
Almirante Águia

Um comentário:

JAIRCLOPES disse...

Almirante, bola na rede! Texto elucidativo e cheio de informações. Minha opinião: ESSE É O CAMINHO! Sequeremos nos perpetuar neste Planeta temos que "pensar sustentável", não há outra opção.
Abraços, JAIR.

Related Posts with Thumbnails