Blog Coletivo

Blog coletivo - Para colaborar com este blog, veja a página "Como participar".

Amigo seguidor, faça parte da lista "Amigos Lado a Lado nesta Terra". Veja como em "Como participar".

Pesquisas - Nossa primeira pesquisa é sobre o Pau-Brasil. Veja na página Pesquisas e caminhe de mãos dadas com a Terra.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pau-brasil: Sementes


Como prometemos, aqui estão algumas fotos do pau-brasil de nossa rua. Ele está na calçada de uma vizinha. São fotos das sementes ainda em fase de maturação. Para quem gostaria de mais informações sobre as sementes do pau-brasil, há uma dissertação de mestrado do curso de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo, defendida por Igor Ferrari Borges. Está no site http://www.biodiversidade.pgibt.ibot.sp.gov.br/.

O que observamos é que as vagens (onde ficam as sementes), também possuem espinhos, exatamente como o tronco e os galhos do pau-brasil. E quando vazias, ficam retorcidas, como podemos ver através das fotos. Algumas fotos, além da original, estão também com cópias ampliadas para melhor visualização.
  
E você, conseguiu algumas fotos ou observou algum pau-brasil perto de sua casa/bairro/cidade? Estamos lhe aguardando. 









Depois que as sementes caem, as vagens ficam retorcidas.

Dentro das vagens que consegui - retirei da árvore - havia só uma semente em cada uma delas. Vou verificar em outras. As que peguei  no chão estavam vazias.  

9 comentários:

JAIRCLOPES disse...

A sequência fotográfica está ótima,permite que vejamos as vargens espinhosas que protegem as valiosas sementes da planta. Parabéns.

Luísa Nogueira disse...

Obrigada Jair! Amigo, preciso conversar com você sobre as postagens anteriores (do pau-brasil). Logo que puder lhe envio email, ok?

Leonel disse...

Uma aula ilustrada sobre as sementes do pau-brasil. Lindas fotos!
Infelizmente, não há nenhuma arvore de pau-brasil próxima à minha casa.

Almirante Águia disse...

Luisa, as fotos estão ótimas, as sementes de pau-brasil são muito sensíveis, estas que possuem algumas manchas, por exemplo, não são apropriadas para a germinação, preferencialmente, não se deve tocá-las com os dedos enquanto estão verdes.
Abraços

Luísa Nogueira disse...

Leonel e Almirante, como disse no primeiro post sobre o pau-brasil, essa árvore que estou acompanhando é nova - aliás, são duas, bem próximas. Foi o primeiro ano que floriram. E com tão poucas flores, que quando percebi só havia as vagens. Mas, agora estou de olho para as novidades - e os vizinhos também! Vamos ver se consigo mais alguma coisa...

OLHAR CIDADÃO disse...

Boa tarde

Uma lição de natureza e de Brasil, em belíssima sequência de fotos.

Parabéns, aquele abraço

Luísa Nogueira disse...

Oi Bond, obrigada e apareça mais vezes!

Elisa Oliver disse...

Olá! Estou procurando mudas de pau brasil para plantar na cidade. Poderia me informar como poderia consegui-las? Grata.Abs,Elisa Oliver

Luísa Nogueira disse...

Oi Elisa, vou procurar me informar e assim que tiver alguma informação deixarei aqui, ok?

Related Posts with Thumbnails