Blog Coletivo

Blog coletivo - Para colaborar com este blog, veja a página "Como participar".

Amigo seguidor, faça parte da lista "Amigos Lado a Lado nesta Terra". Veja como em "Como participar".

Pesquisas - Nossa primeira pesquisa é sobre o Pau-Brasil. Veja na página Pesquisas e caminhe de mãos dadas com a Terra.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O melhor lugar do mundo

Texto publicado no blogue www.jairclopes.blogspot.com em 27/12/08.




É comum ouvir de gente que chegou do exterior: “O Brasil é o melhor lugar do mundo”. Será mesmo? E aqui não quero fazer comparações, não quero confrontar mazelas ou comparar atributos, não quero cotejar climas ou belezas topográficas, não quero enaltecer qualidades das pessoas que aqui habitam e mostrar que somos melhores nisto ou naquilo, não quero e não vou apelar para a índole do brasileiro, que é pacífica, tolerante, solidária e alegre, segundo se apregoa. Vou apenas fazer algumas considerações que me parecem pertinentes. Muito bem, se este é o melhor país do planeta é lícito supor que mais gente, além de nós brasileiros, saiba disso, não é mesmo? Se assim é, se outros povos de outros países sabem que esta é a abençoada Canaã, onde há fartura, clima inigualável, alegria e felicidade vinte e quatro horas por dia e onde se plantando tudo dá, por que então não vêm para cá? Por que americanos, que têm pencas de dinheiro, não vêm em massa morar no Brasil então? Por que Bolivianos pobres, lá dos altiplanos onde quase não há água, a comida é escassa e não existe infra estrutura alguma, não correm em desespero para aqui se radicar? Por que para aqui não vêm com grande afluência os povos de Burkina Fasso, Quênia, Suriname, Guatemala, Estônia, Moldávia e centenas de outros países? Por que? Simples, tanto bolivianos quando americanos ou quaisquer outros povos sentem pelo país deles o mesmo que sentimos pelo nosso.
Não há “Melhor lugar do mundo”, todos são, subjetivamente, tão bons ou tão ruins quanto os julguemos. O altiplano boliviano é tão bom para aquele que lá vive quanto é bom o Brasil para quem vive no Guarujá ou na Vieira Souto. Kuala Lampur é tão própria para se viver quanto Côte D'Azur. O americano gosta tanto dos EUA quanto gostamos do Brasil, ponto. Uma área geográfica da terra não define a felicidade ou a falta dela para quem nela vive. Além disso, todos, sejam da Groenlândia, do Togo ou do Japão, têm o mesmo direito de julgar seus lugares “os melhores do mundo” não é mesmo? E mais, por que num planeta com tanta diversidade de clima, topografia, fauna, flora, etnias e outras diferenças, cuja divisão política em países é meramente arbitrária e não segue critérios racionais, só o Brasil teria recebido a ventura das coisas boas?
Vamos parar com essas bobagens, se nos sentimos bem num determinado lugar, se somos valorizados, se nosso trabalho nos traz retorno para viver com dignidade este é, naquele momento, o lugar para se estar, o lugar ideal, “o melhor lugar do mundo”. Por último, se nosso país é tão melhor que outros, por que então tantos brasileiros vão trabalhar e morar no exterior? JAIR, Floripa, 27/12/08

5 comentários:

Brad disse...

Oi,
eu acredito que o Brasil é lindo demais ea vida é boa lá.
As cores desta arte me atraiu para este post.
prego,
Brad

Leonel disse...

Jair, o melhor lugar do mundo deve ser nos EUA.
Pergunte aos moradores de Governador Valadares, MG!
Tiveram que fazer um muro para conter a invasão de cucarachas pela fronteira do México!
Mas, falando sério, o melhor lugar do mundo é onde se encontra paz e amor! O resto é bairrismo!
Abraços!

Luísa Nogueira disse...

Oi Jair! Concordo e discordo, amigo! Realmente, o melhor lugar do mundo para se morar é aquele que nos traz alegria, trabalho e felicidade. Mas, concordo com brasileiros e estrangeiros - sim, estrangeiros! - que dizem que o Brasil é o melhor país do mundo. Se não fosse a enraizada corrução, quem não concordaria?

Citoyens du monde sim, mas com amor por nosso país natal! Concordas?

Luísa Nogueira disse...

Digo, corrupção...

JAIRCLOPES disse...

Brad, Leonel e Luiza, obrigado pelo prestígio a esse meu despretensioso texto. Abraços, fraternos a todos, JAIR.

Related Posts with Thumbnails