Blog Coletivo

Blog coletivo - Para colaborar com este blog, veja a página "Como participar".

Amigo seguidor, faça parte da lista "Amigos Lado a Lado nesta Terra". Veja como em "Como participar".

Pesquisas - Nossa primeira pesquisa é sobre o Pau-Brasil. Veja na página Pesquisas e caminhe de mãos dadas com a Terra.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Consumindo Saúde

Algumas fotos dos posts do blog Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades (Álbum: Frutos do Brasil).

Consumindo frutas, consumimos saúde, principalmente se elas forem cultivadas sem agrotóxicos, ou seja, de modo orgânico. Se você tem o privilégio de morar em casa e tem um espaço - mesmo pequeno, plante alguma frutífera. Há muitas de pequeno porte, como acerola, romã, jabuticaba, pitanga, para citar só algumas; elas podem ser plantadas também em vasos, uma boa opção para quem mora em apartamento.

Adubos Orgânicos
Para adubar suas plantas de um modo saudável, não é preciso gastar. Aproveite os restos de frutas e verduras consumidas em sua casa (como cascas, peles, folhas) e/ou também as folhas secas - tá aí um bom modo de se livrar delas e limpar o quintal, não é mesmo? - e faça uma composteira*. Não sabe? Cave um buraco em um cantinho do quintal e vá jogando os restos de frutas, de verduras e/ou as folhas secas, sempre cobrindo com terra. No lugar da terra, você pode também fazer uma tampa com pedaços de madeira ou algum outro material. Outro modo: Bata no liquidificador, com um pouco de água, cascas de frutas e de verduras. Adube as plantas, enterrando o líquido feito ao lado delas, um pouco afastado das raízes para não queimá-las com as vitaminas ainda não curtidas. Não é fácil? Então, amigo/amiga, ficou com vontade de ter ao seu alcance frutas saudáveis? Plante agora - sementes ou mudas - que você logo logo irá se deliciar. O sabor é incomparável. Plante e nos conte, combinado?

Um ótimo pomar!

------------

* No site http://casa.hsw.uol.com.br você encontra outros modos de se fazer uma composteira.

Nota: Post por mim publicado em janeiro deste ano no blog Natureza e Viver Sustentável.

-----------------------------------

6 comentários:

JAIRCLOPES disse...

Parabéns, Luiza
Postagem útil e consistente, gostei. Abraços, JAIR.

Leonel disse...

Outra coisa que também pode ser aproveitada para enriquecer o solo é a grama recolhida pelo cortador (o meu tem um compartimento onde ela fica guardada).
Espalhada sobre um solo que era amarelado e pedregoso, com algum moledo, após alguns anos de cobertura, transformou-o em uma terra escura, cheia de húmus e minhocas!
Um verdadeiro milagre!
Abraços, Luiza!

Luísa N. disse...

Oi Jair
Obrigada pelo incentivo, amigo!

Luísa N. disse...

É uma ótima idéia. Já fiz isso - contrariando o jardineiro que dizia o contrário - e o resultado foi esse aí: uma terra escura, rica em humus!
Leonel, já está passando da hora de você também cooperar com este blog coletivo, seguindo o exemplo de seu amigo, nosso bom Jair.
Aquele abraço!

Luísa N. disse...

Jair, colegas e amigos deste blog,

Como nesses modelos dinâmicos não há aplicativos tipo 'Seguir' e 'Seguidores', estamos sem saber como fazer para mostrar as pessoas que seguem este blog. Para resolver um pouco isso, em nosso blog individual, o Multivias, abrimos um outro blog no modelo antigo (Natureza e Viver Sustentável), como uma parte do Multivias. Não sei se é uma solução; ainda estamos trabalhando nessa idéia. Por favor, digam o que podemos fazer... Voltar ao modelo anterior?

Aguardo idéias e opiniões de todos vocês, amigos!

Luísa N. disse...

O problema do aplicativo 'Seguir' já foi resolvido; o Blogger está voltando com alguns aplicativos...

Related Posts with Thumbnails