Blog Coletivo

Blog coletivo - Para colaborar com este blog, veja a página "Como participar".

Amigo seguidor, faça parte da lista "Amigos Lado a Lado nesta Terra". Veja como em "Como participar".

Pesquisas - Nossa primeira pesquisa é sobre o Pau-Brasil. Veja na página Pesquisas e caminhe de mãos dadas com a Terra.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Lixo Eletrônico


 Você sabia:
160 milhões
de brasileiros têm celular.

60 milhões
de computadores estão em uso no Brasil. Em 2012, serão 100 milhões, um computador para cada duas pessoas.

50 milhões
de toneladas de lixo tecnológico são produzidas por ano em todo o mundo. Somente 10% dessa quantidade é reciclada ou reaproveitada, sendo que no Brasil cai para 1%.
  • Ao adquirir um aparelho, pergunte se o fabricante tem preocupações ambientais e se recolherá as peças usadas para reciclagem.
  • Não há necessidade de trocar de celular ou de computador todos os anos. Quanto mais produtos comprados, maior a quantidade de lixo produzida.
  • Se for realmente necessário comprar um novo eletrônico quando o seu ainda estiver funcionando, doe o antigo. Assim, a vida útil do aparelho é prolongada e a pessoa que receberá não precisa comprar um novo.
  • Quando o descarte for inevitável, entre em contato com a empresa que produziu o equipamento e pergunte se há programa de reciclagem e onde as peças são coletadas.
  • Procure aparelhos que façam diversas funções ao invés de comprar vários aparelhos. Isso diminui a quantidade de lixo e reduz o consumo de energia (um aparelho com muitas funções consome menos do que todos os outros quando usados separadamente).
  • Seja adepto ao consumo responsável: informe-se sobre as consequências que seus bens causam no ambiente, esteja ciente de seus maus hábitos e tome atitudes para melhorar.
  • Compre sempre produtos eletrônicos originais. As empresas que os falsificam não seguem políticas de preservação do ambiente ou não se responsabilizam pelas peças comercializadas depois que sua vida útil chega ao fim.
  • Produtos que possuem programas de preservação podem ser mais caros, devido ao gasto com essas iniciativas que pode ser passado para o consumidor. Mas a diferença não pode ser muito grande e por isso vale a pena comprá-los.
  • Divulgue para outras pessoas informações sobre lixo tecnológico.
  • Muitos usuários de tecnologia não sabem o tamanho do problema que estão ajudando a construir.
  • No site http://www.computadoresparainclusao.gov.br/, você encontra locais que recondicionam equipamentos de informática usados e os distribuem para iniciativas de inclusão digital em todo o Brasil.
Texto original: Revista Pro Teste Edição 91 mai/10

 Charge: Gana de lixo eletrônico - Juliano Dall Agnol

_

2 comentários:

Luísa Nogueira disse...

Ótimas dicas sobre o lixo eletrônico, Almirante!
Para os celulares, já há coletas em quase todas as cidades. Aqui em Brasília, um dos endereços é no Shopping Pátio Brasil.

Outros sites que podem ser úteis:
http://www.fundaçaobancodobrasil.org.br
http://www.hp.com.br/baterias
http://www.canon.com.br
No Portal do Colégio Objetivo, em 'Postos de coleta de lixo eletrônico' pode-se ver também vários endereços (www.portal.objetivo.br/portal/frm_conteudo.aspx?)...
E aí em sua cidade, amigo leitor, há alguma coleta? Onde? Por favor, deixe aqui o endereço.
Fornecendo endereços úteis estamos abraçamos a Terra, não é mesmo?
Um abraço!

Almirante Águia disse...

Luisa,
Infelizmente estamos longe de atuar com eficácia, certa época chegamos a juntar masi de cem quilos de baterias, o município se prontificou a recolher, final da história, veio depois de muito tempo, recolheu e jogou tudo no lixão comum. As prefeituras sabem que existe verba para tratamento adequado dos resíduos sólidos, poucos municípios avançam neste sentido. Individualmente, quem se importa e toma alguma atitude, acaba criando um problema de acúmulo em seu domicílio ou empresa.
Estamos bastante distantes da conscientização, mas vamos continuar a tentar.

Quanto a seleção brasileira, nada a declarar. De qualquer modo estou feliz com os encontros que a copa proporcinou aqui em casa, hoje com uma deliciosa feijoada. Todos entristecidos, porém de barriga cheia. Rumo ao hexa!

Related Posts with Thumbnails