Blog Coletivo

Blog coletivo - Para colaborar com este blog, veja a página "Como participar".

Amigo seguidor, faça parte da lista "Amigos Lado a Lado nesta Terra". Veja como em "Como participar".

Pesquisas - Nossa primeira pesquisa é sobre o Pau-Brasil. Veja na página Pesquisas e caminhe de mãos dadas com a Terra.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Periquitos ou Papagaios?

Que os ornitólogos desculpem minha ignorância sobre nossas aves. Mas, realmente, como muitos brasileiros, não sei identificá-las. Você, especializado ou não neste assunto, pode nos ajudar? 

1-



2-

2-



3-


Colabore, participe, responda, abrace a Terra e seja feliz.

---------------------------

10 comentários:

JAIRCLOPES disse...

Luiza,
Vamos ao feijão com arroz, já que não sou ornitólogo. Popularmente chamam-se periquitos aves da família dos Pistacideos que não "falam", pois os que "falam" convencionou-se chamarem-se de papagaios. A família é muito grande, só na Austrália existem centenas de espécies, a maioria não "fala", como os periquitinhos australianos, mas umas boas dezenas imitam com perfeição a fala humana. Sabemos que papagaios não falam de verdade, eles apenas imitam sons com alguma competência, inclusive o som da voz humana se eles ouvirem com frequência. Abraços, JAIR.

Luísa Nogueira disse...

Obrigada pelas informações, Jair, mas, quais dessas aves das fotos podemos chamar de papagaios? E quais são periquitos? As de cabeça vermelha?

Jair disse...

Como eu disse, os que "falam" são papagaios, os outros periquitos. Há também o consenso de chamar os menores de periquitos e os maiores de papagaios. Como não há uma linha divisória nítida entre eles, só um especialista poderia responde a tua pergunta quase transcendental. Contudo, vou arriscar um palpite: Ambos são papagaios de espécies diferentes.

Zilda Santiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zilda Santiago disse...

MEU "ESPECIALISTA" DISSE QUE POR AQUIO SE CHAMA JANDAIA,QUE SERIA A MESMA COISA DE MARITACA...

Almirante Águia disse...

Antes de fazer esta pesquisa, para mim tudo era Papagaio ou Arara, Periquitos só os pequeninozinhos, tipo os austrálianos. Não hesitei em gastar um pouco da minha madrugada para conhecer e coletar informações deste mundo lindo e coloridos Psittacidaes.

Jandaia e Maritacas, são nomes comuns dados à maioria das espécies de periquitos do género Aratinga.

O nº 1, é um tipo de maracanã, este eu já ví alguns, embora estejam em extinção habitavam aos montes aqui pela região do Rio Paraguaçu.

O nº 2, me deu um pouco de trabalho, visitei a wikipédia (Psittacidae/aratinga), para encontrá-lo. É chamado também de Periquito-rei, Jandaia-coquinho, entre outros nomes.

Fonte primorosa com informações sobre aves: http://www.wikiaves.com.br/periquitao-maracana
Visitei muitas páginas, mas esta é bastante profissional.

Faltou dizer: Definitivamente, são periquitos.
Abraços

Almirante Águia disse...

Na última foto, afirmo que seja a mesma ave das duas primeiras.

Luísa Nogueira disse...

Almirante, mesmo com o tempo contado, tentou nos ajudar fazendo pesquisas altas horas da madrugada... Obrigada, amigo!

Eu também achava que periquitos eram só os pequenos. Alguém me disse que esses de cabeça vermelha (ou larnja?)são chamados de periquitos-estrela. São esses mesmos?

Olha, com essa sua informação de que o nº 1 está em extinção, fiquei ainda mais animada para fotografar pássaros e aves. Segundo informações coletadas e nos repassadas pelo Jair, aquele pica-pau que apresentei aqui, é também uma ave rara. Estou me sentindo uma privilegiada por meu 'quintal' estar sendo escolhido por ave raras assim...

Quanto ao barulho que eles fazem, nenhum desses é barulhento. São até muito discretos... Só descobri por um ou outro gritinho e também porque vivo olhando para as árvores... Já apareceu um muito barulhento. Tirei duas ou três fotos dele. Vou colocá-lo por aqui um dia desses...

Obrigadão!

Almirante Águia disse...

Luiza

Está correto, o nome periquito-estrela, também é utilizado.

Quanto ao maracanã, não sei qual critério os técnicos utilizam para dizer se uma espécie está ameaçada ou não, o certo é que aqui em nossa região, não vemos mais os bandos de outrora, nem tanto tempo assim, era comum nos fins das tardes, ver os bandos de passagem a procurar local de repouso noturno, hoje raramente vemos um pequeno bando ou outro.

Leonel disse...

Aqui no Rio, tem um bichinho bem parecido com o das duas primeiras e da última foto. Eles andam em grandes bandos de mais de vinte ou trinta e os locais os chamam "maritacas".
Eles sempre vem no meu quintal, e param para comer as frutinhas dos cinamomos.

Related Posts with Thumbnails