Blog Coletivo

Blog coletivo - Para colaborar com este blog, veja a página "Como participar".

Amigo seguidor, faça parte da lista "Amigos Lado a Lado nesta Terra". Veja como em "Como participar".

Pesquisas - Nossa primeira pesquisa é sobre o Pau-Brasil. Veja na página Pesquisas e caminhe de mãos dadas com a Terra.

sábado, 29 de maio de 2010

A Aranha


Foto sacada da Internet

Texto publicado no Blog: www.jairclopes.blogspot.com em fev/09.

Primeiro, a aranha não é um inseto como muitos desavisados a classificam. Os insetos se caracterizam por ter três pares de pernas, cabeça, tórax e abdômen, além de outras particularidades internas e externas como antenas, por exemplo, e a maioria tem asas. As aranhas são animais artrópodes pertencentes à ordem Araneae da classe dos aracnídeos, tem oito pernas e seus corpos se dividem em cefalotórax e abdômen, não tem antenas e, obviamente não têm asas. São bichos tremendamente bem sucedidos em matéria de sobrevivência, adaptação a vários ambientes, diversidade e longevidade das espécies – existem mais de quarenta mil espécies há mais de duzentos milhões de anos.
Muito bem, os bichos estão aí, nós também, então temos que admitir viver com eles, apesar deles, a favor deles ou a nosso favor, mas, sem esquecer que eles têm o mesmo direito à vida que nós, ou até mais direito, já que aqui se encontravam a milhões de anos quando surgiu o abominável Homo sapiens. As aranhas são, essencialmente, caçadoras de insetos e aqui reside o benefício que elas nos trazem, onde há aranhas os insetos somem, menos as formigas, que estas só são contidas a golpes de tamanduá, formicida natural mais eficiente que existe porém, infelizmente, esse belíssimo animal da fauna brasileira está quase em extinção graças à incúria e ignorâncias humanas; algumas das caranguejeiras maiores caçam filhotes de pássaros, lagartixas e até pequenos mamíferos como camundongos; outras, como a aranha-pescadora, cujo nome já diz tudo, pescam pequenos peixes de água doce.
Por serem abundantes e encontrarem-se disseminadas pelo planeta é inevitável cruzarem nosso caminho quase todos os dias e, eventualmente, causarem algum dano à nossa saúde, já que para se defenderem usam as quelíceras ou pinças que, o mais das vezes contém veneno, se bem que em quantidades tão pequenas que dificilmente o dano torna-se sério.
Então ficamos assim, não é necessário adotar essas pequenas hóspedes que vivem nas paredes ou no jardim de nossa casa, como eu fazia quando criança dando-lhes moscas para comerem; tampouco transportá-las no bolso como se fossem animais de estimação um pouco exóticos; mas, vamos respeitá-las e deixar viverem suas vidas em paz, assim estaremos contribuindo para a harmonia da vida, a qual todos têm direito, entre os seres deste maltratado planeta. JAIR, Floripa, 07/02/09.

6 comentários:

OLHAR CIDADÃO disse...

AH! Essa não!

Vocês com um blog maravilhoso desses e não me dizem nada ?!,rsrs...........

Parabéns, uma beleza, um time de primeira.

Já entrei como seguidor e estou colocandoo link lá no 007BONDeblog.

Luísa Nogueira disse...

Bom dia amigo Bond!
Se gostou, participe! Será muito bem vindo!
Aquele abraço!

Luísa Nogueira disse...

Jair, bom dia amigo!
Mais uma matéria de 'personalidade'... Dá até pra ver as aranhas à medida que lemos seu texto!

Brad disse...

This spider looks a bit intimidating, but all has it's place in nature.
Very interesting post, Luiza :)
Brad

Brad disse...

Almost forgot,
Cio un premio per te :)
Brad

Luísa Nogueira disse...

Oi Brad, esta postagem é de nosso amigo Jair. Seus posts são sempre bons...

Quanto aos selos, já peguei e coloquei em meu blog pessoal. Muito obrigada, amigo! Este blog aqui é coletivo e não aceita selos assim...

Uma ótima semana para você!

Related Posts with Thumbnails